quarta-feira, 27 de junho de 2012

Coluna Panorama Político de Hoje (27-06-2012 - QUARTA-FEIRA) do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim


Uma lei explosiva
          O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), quer aprovar hoje projeto que reduz a jornada semanal dos enfermeiros de 40 para 30 horas semanais. O projeto é um tiro nas finanças estaduais. Resultará em aumento de gastos e a contratação de um para cada três enfermeiros em atividade. A medida também afetará os custos e a saúde financeira da rede privada, inclusive das combalidas Santas Casas. O Ministério da Saúde, que administra seis hospitais no Rio, também será afetado.

CPI: tucanos dão aula em petistas
Como os petistas estão com medo de convidar o ex-diretor do Dnit Luiz Antonio Pagot para depor na CPI do Caso Cachoeira, os tucanos aprovaram ontem a sua convocação para falar na CPI da Assembleia de Goiás. Este e outros episódios são didáticos. Os tucanos vivem reclamando que os petistas promoveram uma perseguição contra o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) na CPI. Mas ontem, a bancada de Perillo na CPI da Assembleia apresentou requerimento, que será votado amanhã, propondo a quebra de sigilo bancário do ex-governador e ex-prefeito Iris Resende (PMDB) e do prefeito de Goiania, Paulo Garcia (PT). Na batalha política não há anjos, são todos iguais.

"O colégio de líderes rejeitou ontem, colocar em votação hoje a emenda que institui o voto aberto nas sessões de cassação de mandato de parlamentares — Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ)
CENTRALIZAÇÃO. O Plano de Política de Compras Governamentais que a presidente Dilma anuncia hoje foi inspirado na Secretaria de Compras do Ministério da Defesa, criada em março de 2010, no governo Lula, na gestão do ex-ministro Nelson Jobim (na foto). A medida retira, na prática, parcela da autonomia dos ministérios. E, ao adotar o conteúdo nacional, como critério de desempate nas concorrências, há o risco de fechamento do mercado aos produtos estrangeiros. 

Medalha
O juiz federal do caso Cachoeira, Paulo Moreira Lima, que deixou o caso devido às ameaças, vai ser homanageado pela Câmara. O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), o indicou para receber a Ordem do Mérito Legislativo.

Curtindo
O PMDB está exultante com a decisão do governador Eduardo Campos (PE), de lançar candidato do PSB em Recife, em aliança com o senador Jarbas Vasconcelos, contra o PT. E ironizam: "Ele é o queridinho do Lula, imagina se fossemos nós".

Idéia fixa do PT: incriminar Marconi
Ninguém achou útil o depoimento do arquiteto Alexandre Milhomen à CPI do Caso Cachoeira. Mas para o relator, Odair Cunha (PT-MG), o arquiteto deixou vestígios de que a casa foi comprada por Cachoeira e que Marconi Perillo montou versões com Walter Paulo e Wladmir Garcez para encobrir sua relação com o contraventor. É isso que vai constar de seu relatório. Há um grupo de técnicos da CPI em Goiânia no encalço das notas de compra de tintas, papel de parede, sofás, etc.

Love, love, love
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e o deputado Anthony Garotinho (PR) vão estar no mesmo palanque nas eleições em Angra dos Reis e em Itaguai. O PR dará o vice de Fernando Jordão e Alexandre Valle, ambos do PMDB.
Enrolados
O Caso Cachoeira fulminou a oposição nas eleições de Goiania. Candidatos, o senador Demóstenes Torres (DEM) será cassado; e o deputado Leonardo Vilela (PSDB) dançou, por ter pedido para Carlos Cachoeira 
emprego para sua filha.
PIADA nas redes sociais: "O Paraguai hoje é o único país do mundo que tem um governo oficial e um falsificado, e ninguém sabe qual é o original...".
A OAB do Rio recebe hoje Ivo Herzog, um dos filhos do jornalista Wladimir Herzog, enforcado nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo, e que hoje completaria 75 anos se estivesse vivo.
O PRESIDENTE do PEN, Adilson Barroso, confirma que o deputado Fernando Francischini (PSDB) vai comandar no Paraná, mas diz que o PEN está aberto a evangélicos e católicos de todas as denominações.

Nenhum comentário: