COLUNA "PAINEL" DA FOLHA (VERA MAGALHÃES)
Ministro da Justiça se reúne com deputado Eduardo Cunha para discutir Marco Civil da Internet
Cabo de guerraJosé Eduardo Cardozo (Justiça) se reúne hoje novamente com o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para tentar contornar o impasse sobre o Marco Civil da Internet. Peemedebistas ameaçam se unir à oposição para derrotar o relatório de Alessandro Molon (PT-RJ) no Congresso caso o governo não abra mão da chamada neutralidade, que veta padrões diferenciados de acesso à rede. Para blindar o texto, os petistas admitem desistir de pontos laterais do projeto, a pedido de outras siglas.
Meio-termo Os governistas podem negociar, por exemplo, o artigo que obriga que os provedores guardem os registros de acesso dos usuários. Se o texto for rejeitado na Câmara, o PMDB aceitará que o projeto seja reapresentado em seguida, abrindo novamente o debate sobre os pontos polêmicos.
Fiquei doce O Senado decidiu enxugar a licitação de compra de alimentos para a residência oficial de Renan Calheiros (PMDB-AL). Foram excluídos os 45 quilos de camarão previstos em uma concorrência anterior. Ficaram na lista 60 latas de leite condensado e 10 quilos de chocolate meio amargo.
Agenda... Além de gravar entrevista para o "Programa do Jô", hoje à tarde, Eduardo Campos (PSB) aproveita sua estada em São Paulo para se encontrar com empresários do setor agrícola, a convite de Roberto Rodrigues, ministro do governo Lula.
... cheia O pernambucano também vai se reunir com integrantes da CPETur (empresa de turismo e eventos do governo paulista) para conversar sobre a organização da Copa de 2014 em São Paulo.
Numa boa Dirigentes do PC do B já admitem que Dilma Rousseff pode ter dois palanques na eleição para o governo do Maranhão. Antes irredutíveis, agora dizem aceitar que a presidente manifeste apoio tanto ao comunista Flávio Dino quanto ao candidato do PMDB, da família Sarney.
Quase... O governo paulista mantém na gaveta há pelo menos quatro meses o código de ética do servidor estadual e um decreto que obriga empresas públicas a divulgar os salários de seus funcionários, inclusive diretores.
... transparente O pacote seria lançado em julho, mas o Palácio dos Bandeirantes só quer publicar os documentos depois de prestar contas sobre outro item de sua pauta positiva: o corte de despesas anunciado após o corte da tarifa de transportes. O balanço está previsto para o fim de novembro.
Currículo A indefinição de Geraldo Alckmin (PSDB) sobre a reforma de seu secretariado se deve à falta de substitutos para os atuais chefes das pastas, que deixarão
o governo para disputar eleições. O tucano busca nomes que tenham competência técnica e aptidão midiática para enfrentar a campanha.
Contenção Depois que a divulgação das investigações sobre a fraude de fiscais da Prefeitura de São Paulo chamuscou Gilberto Kassab, dirigentes do PT deflagraram operação para blindar a aliança do PSD com Dilma e manter uma relação amigável entre as siglas no Estado.
Danos Irritado, o ex-prefeito disse a petistas que Fernando Haddad (PT) não foi correto no episódio, pois deixou de reconhecer que a apuração do caso se estendeu pelas duas administrações.
Reforço O Brasil ocupará pela primeira vez uma vaga na vice-presidência do comitê gestor do Pisa, avaliação internacional aplicada a estudantes de 15 anos. A tarefa caberá a Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep. O governo acredita que esse será um caminho para ter voz nas decisões sobre a prova.
*
TIROTEIO "Lula quer fincar um novo poste em São Paulo, mas a capital já conheceu esse modelo com Haddad e percebeu que ele não ilumina nada."
DO DEPUTADO ROBERTO FREIRE (SP), presidente do PPS,
sobre a declaração de Lula de que uma das prioridades do PT será a eleição de
Alexandre Padilha.
*
CONTRAPONTO O tempo voa
Convidado para discursar no encontro da Juventude do PSDB de São Paulo, o ex-governador paulista José Serra foi recebido na entrada do evento pela veterana militante tucana Judith Klotzel. Entusiasmado, Serra resolveu abrir sua palestra com uma homenagem a ela.
-Queria fazer uma menção a alguém que pertence ao PSDB desde sua fundação e participa de quase todas as reuniões do partido -afirmou o ex-governador.
Depois, brincou com a origem da militância de Judith.
-Eu não tenho certeza, mas acho até que ela era comuna antes! -disse, provocando risos da plateia.
Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi
repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter
especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário