quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Após 'rolezinhos', empresas de segurança mudam procedimentos (Mônica Bergamo)

Empresas que fazem a segurança de shoppings em SP criaram protocolo de procedimento para os "rolezinhos". A principal medida é guardar as armas em um cofre "para evitar qualquer tipo de incidente", diz Ademar Barbosa, diretor de operações da maior delas, a Verzani e Sandrini, que emprega 6.000 vigilantes em 70 centros comerciais no país.
PRAÇA
Os seguranças portam armas de fogo e de contenção, como pistolas Taser, que disparam dardos elétricos.

CANETA
A ação da Polícia Civil na cracolândia na quinta-feira passada levou pesquisadores da área de drogas a escrever um manifesto contra a operação. Eles classificam como "inaceitável" o "uso arbitrário de medidas repressivas e violentas" para lidar com o problema. O texto, que será divulgado hoje, é assinado por 54 estudiosos dos campos de saúde, ciências sociais e direito, de São Paulo e de outros Estados.

RECOMEÇO
Eduardo Campos (PSB-PE) pode deixar o governo de Pernambuco no dia 1º de abril para se lançar candidato à Presidência. Na mesma data, em 1964, seu avô, Miguel Arraes, foi preso depois do golpe militar. Tropas cercaram o Palácio das Princesas, no Recife, e propuseram que ele renunciasse ao cargo de governador de Pernambuco. Arraes rechaçou.

PEDRA
Caso a sugestão, feita por colaboradores próximos ao governador, vingue, será passada a ideia de que ele sai do mesmo lugar em que o avô foi preso para cumprir um "destino interrompido". O único porém: 1º de abril é também o dia da mentira.

TABUADA
A expectativa entre ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) é a de que Luiz Fux, relator dos embargos infringentes, rejeite pedidos de advogados de réus do mensalão para que o tamanho das penas de alguns condenados sejam rediscutidas. Ele só admitiria nova análise do mérito das condenações que tiveram quatro votos pela absolvição.

ENDEREÇO
A casa em que os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai passaram os últimos anos de suas vidas será administrada pela Prefeitura de Salvador. Desde a morte do casal, o imóvel, no Rio Vermelho, está vazio. Os herdeiros já tentaram até fazer um restaurante no lugar, mas a ideia não vingou.

NUMA ILHA
O plano é investir R$ 6 milhões na reforma e manutenção de objetos de Jorge Amado, como louças, roupas, mobiliário e presentes que ganhou em viagens pelo mundo. O exemplo a ser copiado é o do Chile, em que a casa de Pablo Neruda em Isla Negra segue intacta, funcionando como um museu.

Grávida, Sandy vai a pré-estreia de filme

  Ver em tamanho maior »
Bruno Poletti/Folhapress
AnteriorPróxima
A cantora Sandy Leah, grávida de quatro meses, foi à pré-estreia do filme "Quando Eu Era Vivo", que protagoniza ao lado do ator Antonio Fagundes, na segunda (27), no shopping Cidade Jardim
MEMÓRIAS PÓSTUMAS
A cantora Sandy Leah, grávida de quatro meses, esteve na pré-estreia do filme "Quando Eu Era Vivo", que protagoniza ao lado de Antonio Fagundes e Marat Descartes. O quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli, que também faz parte do elenco, e o diretor do longa, Marco Dutra, receberam convidados como os atores Arieta Corrêa e Milhem Cortaz, no evento realizado anteontem, no shopping Cidade Jardim.

TOGA E AVENTAL
Ex-empregada doméstica, a ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Delaíde Arantes vai fazer uma palestra na Sorbonne, em março, para juristas franceses e alunos de pós-graduação. Ela defendeu junto à OIT (Organização Internacional do Trabalho) que os Estados deveriam oferecer ensino fundamental, médio e superior aos profissionais que lavam, passam e cozinham.

INGRESSO ESGOTADO
E a palestra que Joaquim Barbosa fará hoje em Londres teve tanta procura que o King's College vai abrir um auditório para exibir a fala do ministro em uma tela a quem ficar de fora. A transmissão será em tempo real.

Homenagem às vítimas do Holocausto

  Ver em tamanho maior »
Bruno Poletti/Folhapress
AnteriorPróxima
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participaram do evento
MEMÓRIAS VIVAS
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) esteve na cerimônia em memória às vítimas do Holocausto, no Palácio dos Bandeirantes, organizada pela Confederação Israelita do Brasil e a Federação Israelita do Estado de SP. O ator Juca de Oliveira participou da homenagem, anteontem. O governador de SP, Geraldo Alckmin, recebeu os convidados, como o presidente da Federação Israelita do Rio, Jayme Salim Salomão.

CURTO-CIRCUITO
Rodrigo Savazoni lança hoje o livro "A Onda Rosa-Choque", às 19h, na Balsa, no vale do Anhangabaú.
Luciana Oliveira faz show de lançamento do disco "Pura", hoje, às 20h30, no Sesc Vila Mariana. 12 anos.
Lilian Pacce é a única brasileira no júri do LVMH Prize, prêmio do conglomerado de luxo de Paris para novos estilistas.
A peça "Domésticas" é atração hoje no Itaú Cultural, na avenida Paulista, às 20h. Grátis. 12 anos.
A Drogaria São Paulo lançou campanha para incentivar funcionários a doar sangue. Desde 2004, já foram 21 mil doações.
A cantora Dri Vallejo canta hoje, às 20h30, no Ipê Clube, no Ibirapuera. Livre.
com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES 
mônica bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário: