sábado, 4 de maio de 2013




Duas táticas
          As linhas mestras das campanhas do PT e do PSDB para as eleições presidenciais estão definidas. A dos petistas, é colar a presidente Dilma ao ex-presidente Lula e oferecer o pacote fechado dos feitos de 12 anos de governo. A dos tucanos, é fazer um corte e debater os resultados concretos dos quatro anos do governo Dilma, cujos indicadores são considerados piores que os de Lula.


A tática do medo está de volta?
Nos últimos dois meses, o PSDB vende a tese que o governo Dilma perdeu o controle da situação. Aécio Neves, candidato tucano, acusou: “O PT sempre foi permissivo com a inflação". O Instituto Teotônio Vilela proclamou “o aumento da possibilidade de faltar energia no país”. Em outro texto, o Instituto denuncia: “Antes superavitário, o comércio com os europeus passou para o vermelho”. O partido fez um seminário destinado a “recuperar a Petrobras” que segundo o ITV está no “fundo do poço”. Nas eleições de 2002, a atriz Regina Duarte, foi à TV alertar: “O Brasil corre o risco de perder toda a estabilidade. Outra coisa que dá medo é a volta da inflação desenfreada”.


“São impressionantes as mudanças na economia cubana, eles estão se abrindo mesmo”
José Guimarães
Líder do PT na Câmara (CE), ao retornar de reunião do Fórum de São Paulo, dias 29 e 30 de abril, em Havana

Sem vínculo empregatício
O relator da regulamentação da PEC das Domésticas, senador Romero Jucá (PMDB-RR), vai deixar expresso no texto que diarista até duas vezes por semana não tem direito a vínculo, mesmo que trabalhe na mesma casa há décadas.



Dura na queda
Apelidada pelos colegas da PF de Helô (personagem da novela Salve Jorge), Andréa Pinho, que investiga a eventual participação do ex-presidente Lula no escândalo do "mensalão", tem dito aos mais próximos que não tem medo de pressões e que não tornará seu trabalho público enquanto não der por fim a investigação. Ela quer distância dos holofotes.


Reforço na imagem
Convidado pelo presidente da Comissão de Segurança da Câmara, Otávio Leite (PSDB-RJ), ontem mesmo o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, concordou em falar sobre UPPs, terça-feira, na Câmara dos Deputados.


Mudou de lado
O ex-presidente Lula e dona Marisa Letícia estão de férias, hospedados na fazenda de Jonas Barcelos, conhecido como rei do gado, em Uberaba. Virou convidado de honra do almoço em que Barcelos recebeu empresários e produtores de todo o país na Expozebu. Em passado recente, Barcelos costumava festejar os amigos de seu ex-sócio Jorge Bornhausen.


Afinando o discurso
Os partidos de esquerda das Américas, que participaram do Fórum de São Paulo, em Cuba, aprovaram declaração de apoio “às eleições democráticas na Venezuela”. Consideram que é preciso “fortalecer os governos populares”.


No limite
Na passagem por Uberaba, na Expozebu, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, conversou com os tucanos sobre uma aliança para o governo estadual. Mas deixou claro que no pleito nacional o partido está fechado com a presidente Dilma.


O Ministério Público decidiu atuar para inviabilizar a comissão criada na Câmara para chegar a um acordo na PEC 37. A posição é não votar nada.

Nenhum comentário: