quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A coluna Panorama Político (28) do jornal O Globo (Ilimar Franco)

28.11.20128h00m


Para a platéia petista
          Reunido com os deputados da base aliada, o relator da CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), desistiu ontem de indiciar o jornalista Policarpo Junior, de Veja, e confirmou o recúo no pedido de investigação sobre o Procurador Roberto Gurgel. Os aliados do PT saíram do encontro com a nítida impressão que Cunha radicalizou apenas para atender ao seu público interno.
João Paulo: 20 anos de molho
Hoje, no STF, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) além da cadeia, terá punição mais dura: deve ficar duas décadas sem concorrer a nenhum mandato ou sem ocupar cargos públicos, como secretário estadual, municipal, ministro, diretor de empresas públicas, nem integrar conselhos de administração. Isso porque ele vai pegar uma pena alta por conta do crime de peculato, mais alguns anos por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, o que deve superar dez anos. Nos casos de lavagem, a pena inclui a proibição de ocupar ou concorrer a cargos públicos pelo dobro da condenação, ou seja, cerca de 20 anos.
“Deixa a moça (Rosemary Noronha) falar, até para (o ex-presidente) Lula saber quem eram os que queriam o apunhalar!”
Chico Alencar
Deputado federal (PSOL-RJ)

É ver para crer
 Muitos analistas não acreditavam que o STF condenasse os políticos envolvidos no mensalão. Quebraram a cara! Agora, o troante senador Mário Couto (PSDB-PA) adere à descrença. Ele proclamou: “Será que o Zé Dirceu tira um ano de cadeia? Tira nada! Eu aposto o meu mandato se o Dirceu passar mais de um ano na cadeia!” Aposta feita.
É verdade
O assessor do MEC Marcio Barbosa Lima, um dos investigados pela Operação Porto Seguro, que faz dourorado na UnB, é autor de tese de mestrado na Unicamp que tem como título: “Contribuição ao Estudo da Mentira na Vida Cotidiana”.
A pescadora
A presidente da CNA, senadora Katia Abreu (PSD-TO), que realiza seminário com 26 empresários chineses, alinhavou um negócio seu estado. A Jiangxi Group estuda instalar uma fábrica de ração para psicultura em Tocantins.
Nova CPI na CBF
O governo está preocupado com o envolvimento de Marco Polo Del Nero, vice-presidente da CBF, nas investigações da Operação Durkheim pela Polícia Federal. Avalia que o fato cria ambiente para o funcionamento de uma nova CPI da CBF. O deputado Romário (PSB-RJ) começa hoje a coletar assinaturas para investigar os contratos da CBF com a TAM e para os jogos amistosos.
Puxando os freios
A Operação Porto Seguro fez os líderes aliados passarem a desaconselhar o governo a votar este ano a MP do Setor Elétrico. O temor é que convocações de ministros e servidores afastados para depor virem moeda de troca na Câmara.
Fim de festa
A presidente em exercício da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES) foi aplaudida ontem na reunião de líderes. Todos estão com o presidente Marco Maia (PT-RS) atravessado na garganta porque há três semanas ele não os consulta.
A PRESIDENTE DILMA cogita não ir à reunião da Unasul, em Lima, sexta-feira. Ela não quer estar fora caso surjam novos fatos da Operação Porto Seguro.

Nenhum comentário: