domingo, 23 de setembro de 2012


ILIMAR FRANCO22.09.2012 08h00m
Protestos também no PDT
          Não foi apenas no PMDB. No PDT também há descontentamento com seu presidente, Carlos Lupi, por este ter assinado nota em solidariedade ao ex-presidente Lula com ataques à mídia. Os senadores Pedro Taques (MT) e Cristóvam Buarque (DF) buscam apoio entre os deputados para criticar o gesto de Lupi, pois não querem ver o partido envolvido no julgamento do mensalão.

A presidente e o futuro presidenteA presidente Dilma ficou irritada com o ministro do STF, Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, que citou seu depoimento de 2009 para condenar deputados e reforçar as provas de compra de votos. A interlocutores, Dilma reclamou que Barbosa tirou suas declarações de contexto para apoiar sua tese no julgamento e que seu nome foi usado de forma gratuita. No entanto, políticos mais experientes, que integram a base aliada, consideram que a presidente se precipitou ao contestar o ministro que, em dezembro, assumirá a presidência do Supremo. O mais adequado, dizem, teria sido delegar a crítica para um ministro ou um de seus líderes políticos.


O Judiciário tem sua própria pauta e nós, obviamente, temos que respeitar a autonomia dos poderes
José Eduardo Cardozo
Ministro da Justiça, sobre o julgamento do mensalão



Bola fora
O governador Marconi Perillo (PSDB-GO) se recusou a participar de reunião com a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), quarta-feira, para tratar do envolvimento de policiais em grupos de extermínio. Mandou em seu lugar o secretário de Segurança, João Furtado que, dois dias depois, foi afastado pelo Ministério Público.

Valdir Raupp não agiu só
Antes de assinar carta de apoio ao ex-presidente Lula, que provocou protestos no PMDB, seu presidente interino, senador Valdir Raupp (RO), recebeu aval do vice Michel Temer, e dos líderes Henrique Alves (RN) e Renan Calheiros (AL).

Vem aí a troca da guarda
Assessores da presidente Dilma começaram a ouvir parlamentares da base sobre a deficiente articulação no Congresso. Ela se prepara para substituir Eduardo Braga (PMDB-AM), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e José Pimentel (PT-CE).

“Prefeito! Prefeito!”...

Cantarola no plenário o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Gabriel Chalita sorri e conta como vai vencer em São Paulo. “O Serra e o Haddad estão se matando. A Arquidiocese está contra o Russomano e vai me apoiar. Vou para o segundo turno e ganho”. Dito isso, Chalita pergunta: “E Salvador?”. Lúcio responde: “É como em São Paulo. O ACM e o Peregrino estão se matando. Kertész vai atropelar e vencer”.


Sonho de consumo:superar o PMDB

A presidente Dilma e o presidente do PT, Rui Falcão, jantaram na terça-feira, no Alvorada. Falaram sobre eleições. A despeito dos reflexos negativos do mensalão, os petistas avaliam que o partido pode sair do pleito como o mais votado.

Precisa-se de voluntário
Especialista em voluntariado, o consultor americano Ricky Linch foi ouvido quinta-feira no Ministério do Esporte. O programa Brasil Voluntário vai abrir 100 mil vagas, no ano que vem, para atuar na Copa das Confederações.

Ontem, sexta-feira, o ex-presidente Lula atingiu a marca dos 231 mil fãs no Facebook. É o político com maior número de seguidores na rede social.

Nenhum comentário: