Derrubando mitos
O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, diz que as eleições deste ano estão derrubando vários mitos. O principal deles é sobre o peso do mensalão. “O eleitor não está nem aí para o mensalão. Ele quer eleger o melhor síndico para sua cidade”, sentencia. E, acrescenta: “O Haddad, o Pelegrino e o Elmano, todos do PT, estão crescendo. O mensalão está ajudando?”.
Pesquisa: o fim de um dogma
Os políticos costumam afirmar que as pesquisas induzem o voto do eleitor. Mas para Montenegro, as eleições deste ano, jogam por terra este surrado axioma. Cita as eleições de Recife, onde há dois meses Humberto Costa (PT) liderava com 40%, seguido de Mendonça Filho (DEM) na casa dos 20%. Faltando sete dias para o pleito, o que há é uma completa reviravolta política. Geraldo Julio (PSB) tem 40%, Daniel Coelho (PSDB) tem 25%, Humberto 15% e Mendonça 5%. O presidente do Ibope conclui: “Isso é uma prova inconteste de que pesquisa não induz o eleitor ao voto. Se ela tivesse essa influência toda, Humberto e Mendonça sairiam e chegariam na frente”.
“Voto de protesto? Contra você mesmo? Por ter “protestado” errado na eleição passada?”
Thedy Corrêa
Vocalista da banda de rock Nenhum de Nós
Marta pede arreglo
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, enviou uma carta ao coletivo nacional de cultura do PT, grupo que passou quase dois anos conspirando contra Ana de Hollanda, que deixou o cargo. Marta diz que está em “sintonia” com o que esperam de sua gestão, que as reivindicações do setor são “abrangentes, complexas e desafiadoras.”
Decreto para os aeródromos
O Planalto finaliza decreto permitindo o uso dos aeródromos particulares pelas companhias aéreas. Ele regulará os pousos dos voos comerciais e a cobrança de taxas. É o primeiro passo do plano de concessões dos aeroportos.
Sem cerimônia
A presidente Dilma está sendo convencida a não fazer eventos no Planalto esta semana. Ela quer marcar para quarta-feira cerimônia do Brasil Carinhoso, mas ministros pedem férias para participar da reta final das campanhas.
O sectarismo petista saiu derrotado
Nas dez capitais em que o PT privilegiou a política de alianças com os partidos da base do goevrno Dilma, ele está no jogo em sete. Nas onze em que impôs seus candidatos está ficando fora da disputa em sete. O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) resume: “Em todo lugar em que os petistas não andaram juntos com os seus aliados está dando tudoo errado”.
Eduardo Campos é a noiva da vez
A ala do PMDB que namorava com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), e que tem divergências regionais com o PT, vai tentar agora insuflar o projeto do governador Eduardo Campos (PSB) para as eleições presidenciais de 2014.
Niterói: a eleição está aberta
Tudo pode acontecer na sucessão de Jorge Roberto da Silveira. Há sete dias do pleito, as pesquisas revelam que há 34% de indecisos ou dispostos a votar branco ou nulo. Rodrigo Neves (PT) lidera seguido por Felipe Peixoto (PDT).
A presidente Dilma mandou um recado para os ministros mais afoitos. Ela não está pensando em fazer nenhuma reforma ministerial neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário