quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COLUNA POLÍTICA DO JORNAL O GLOBO (ILIMAR FRANCO


Na reta final
      Integrantes do governo Dilma estão começando a projetar a vitória de Celso Russomano (PRB) nas eleições para prefeito de São Paulo. Estes assessores avaliam que Russomano é o segundo voto dos eleitores de José Serra (PSDB) ou de Fernando Haddad (PT). Isso o torna favorito no segundo turno. Mas o vice-presidente Michel Temer resiste a esta avaliação negativa e lembra: "Em 2006, no Rio, o Fernando Gabeira (PV) deu um salto nas duas últimas semanas e, por pouco não derrotou Eduardo Paes (PMDB)".
Bate o desespero no PT
O último tracking da campanha de Fernando Haddad (PT) a prefeito de São Paulo é desanimador. Mostra que Celso Russomano (PRB) consolidou 35% dos votos. Revela que Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS) e Paulo Pereira da Silva (PDT) somam 15%. E que brancos e nulos somam 10%. Haddad e José Serra (PSDB) disputam 40% dos paulistanos. Os problemas: Haddad e Serra estão embolados; o PT precisa dos votos da periferia, mas essa fatia está com Russomano; Marta Suplicy, que tem votos nesse segmento, virou ministra antes de entrar em campo. O PT não explica a estagnação de Haddad. Para o governo, o mensalão explica.
A social democracia tropical se caracteriza (pela) responsabilidade fiscal. Começou com Itamar, continuou com FHC, Lula manteve e Dilma mantém

Cristóvam Buarque

Senador (PDT-DF)
O verdugo pop star
Por onde passa, o ministro do STF e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, é festejado pelas pessoas comuns. Na noite desta terça-feira, quando chegou para jantar em um restaurante japonês, numa quadra comercial da Asa Sul, em Brasília, foi surpreendido ao ser cercado por jovens, crianças e idosos com pedidos de fotos e autógrafos.

Remando contra a maré
Líder nas pesquisas e oposição municipal (PTB), estadual (PSDB) e federal (PT), o ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL) cita obras de sua gestão e vacina os eleitores dizendo: “Quando o prefeito é bom, os caminhos se abrem”.
A carta dos prefeitos pedindo veto
Os presidentes da AMIB, Anderson Cabido, e da AMIG, Antonio Martins, enviaram carta à presidente Dilma: “Causa-nos apreensão a emenda do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) à MP 563 no que tange a sua segurança jurídica”.

O jogo está virando
A oposição entrou setembro liderando as eleições em nove capitais: PSDB seis e DEM três. A euforia passou. Agora, aposta que vence em Vitória, Maceió e Aracaju. Pesquisas apontam reviravoltas em favor de candidatos do governo em João Pessoa, São Luiz e Manaus. A dianteira da oposição caiu em Salvador, Fortaleza e Teresina. O segundo turno será duro para o PSDB e o DEM.
Tem mais Dilma na campanhaA presidente Dilma deve gravar mensagem de apoio, para ser exibido na TV, em favor da candidata do PCdoB de Florianópolis, Angela Albino. O argumento é que está se delineando uma polarização com o candidato da oposição.

Barack Obama lidera com folga
O presidente dos EUA, Barack Obama , segundo o site “electoral-vote.com”, teria hoje o voto de 323 delegados no colégio eleitoral que decide quem será o presidente nos próximos quatro anos. Seu adversário, Mitt Romney, teria 206 delegados.
Os blogs do ex-ministro José Dirceu e do presidente do PTB, Roberto Jefferson, não tratam do tema do momento: o histórico julgamento do mensalão.

Nenhum comentário: