terça-feira, 22 de maio de 2012

Coluna Panorama Político de Hoje (22-05-2012 - TERÇA-FEIRA) do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim


Enquadrando
          O candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, caminha para receber o apoio do PCdoB. A comissão política nacional dos comunistas reuniu-se no final de semana, em São Paulo, e após horas de debate, chegou à conclusão que o melhor era se alinhar ao projeto petista. Para implementar esta linha, será preciso ganhar para esta posição os diretórios regionais e municipais, que têm muitas arestas com os petistas, além de abdicar da candidatura do vereador Netinho.

E o PT vira as costas para os aliados
O governador Tião Viana (PT-AC) e o senador Jorge Viana (PT-AC) decidiram não apoiar a líder nas pesquisas para a prefeitura de Rio Branco entre os nomes da Frente Popular, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC). Eles vão tentar manter o poder na prefeitura apoiando um técnico que nunca disputou eleições: Marcus Médici, diretor do DER. O líder nas pesquisas é Tião Bocalon (PSDB). Os candidatos comunistas, tradicionais aliados do PT, também estão sendo abandonados em outras capitais onde lideram as pesquisas, como o senador Inácio Arruda, em Fortaleza; e a deputada Manuela D’Ávila, em Porto Alegre.
"Minha vontade é de colocar um guardanapo de restaurante na cabeça e ir para a porta da CPI. Do jeito que está, não vai dar em nada — Roberto Requião, senador (PMDB-PR)


MÉDICOS ESTRANGEIROS. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) reuniu-se, em Genebra, durante reunião da OMS, com a ministra canadense Leona Aglukkaq, para tratar da oferta de médicos em regiões remotas. Padilha anotou três ações adotadas no Canadá para atender as populações isoladas: "definição de regras obrigatórias para trabalho médico em regiões carentes, estímulo ao uso de mão de obra estrangeira e a criação de um corpo nacional para atender as populações destas regiões".

Transparência
A Ministério das Comunicações recebeu a primeira consulta decorrente da Lei de Acesso à Informação. Ela pede dados de todos os processos de outorga de rádios comunitárias indeferidos. Os 17 mil processos foram gravados num DVD.

A rota
Se for ao Senado depor hoje, o conraventor Carlos Cachoeira quer entrar na ala das Comissões pelo jardim de inverno do gabinete do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), único local que dá acesso à sala da CPI sem passar pelos corredores.

Atrás do Cachoeira só não vai...
Todos os integrantes da organização do contraventor Carlos Cachoeira pediram para não depor na CPI. O presidente Vital do Rego (PMDB-PB), rejeitou os pedidos feitos por Idalberto Mathias de Araújo (o Dadá), Lenine de Souza, Jairo Martins de Souza, José Olímpio de Queiroga Neto, Gleyb Ferreira da Cruz e Wladimir Garcez. O depoimento deles está marcado para esta quinta-feira. Os advogados deles podem ir ao STF e alegar falta de tempo para analisar os autos. Se colou para Cachoeira, pode ser que cole para eles também.

De volta à ativa
A exemplo de quando foi ministro do governo Lula, o advogado Marcio Thomaz Bastos vai alugar um flat em Brasília. Com clientes no julgamento do mensalão, no STF, e na CPI do Cachoeira, vai passar mais tempo na capital do país.

Mão na massa
No fim de semana, no debate dos vetos ao Código Florestal, a presidente Dilma assumiu para si os cálculos para definir, pela largura do curso d'água e pelo tamanho da propriedade, a metragem da área que terá de ser preservada.

JURISTAS duvidam que o governo consiga implementar um programa de compras sustentáveis. Ocorre que a regra geral da Lei de Licitações é o menor preço. Mas compras que levem em conta a questão ambiental custam mais caro.
IMUNIZADO? O senador Demóstenes Torres aproveitou que o Congresso estava vazio sexta-feira e foi ao posto medico tomar vacina para a gripe.
O PRESIDENTE do Banco Central, Alexandre Tombini, não fez coleções quando criança. Mas domingo abriu o BC para que crianças e adolescentes expusessem suas coleções de bonecas, moedas, selos e etc.

Nenhum comentário: