quinta-feira, 24 de maio de 2012

Coluna PANORAMA POLÍTICO de Hoje (24-05-2012 - QUINTA-FEIRA) do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim

O equilíbrio
          O governo vai editar Medida Provisória para suprir as lacunas decorrentes dos vetos ao Código Florestal, que serão publicados amanhã. A presidente Dilma decidiu reduzir ao mínimo as APPs no minifúndio, pois sem isso milhares de famílias seriam expulsas do campo. Não haverá anistia, as APPs terão de ser recompostas. Mas os pequenos não terão de fazê-lo na mesma proporção dos grandes. Um dos ministros resumiu o debate: "Os que tiverem bom senso não reclamarão".

 PSB terá candidato em Recife
O governador Eduardo Campos (PE) avisou aos dirigentes nacionais do PT que vai ter de lançar um candidato do PSB à prefeitura de Recife. Sua avaliação é que a divisão do PT, nas prévias, compromete sua capacidade de vitória. "Nós não queremos, não podemos e não vamos perder as eleições. Não vamos para um abraço de afogados", afirma o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral. Para os socialistas, a prioridade é impedir que seus adversários retornem ao poder em Recife e se fortaleçam para 2014. A candidatura do ministro Fernando Bezerra Coelho (Desenvolvimento Regional) voltou à mesa de negociação.

"Enquanto a emenda contra o trabalho escravo tramitou 10 anos e meio até sua aprovação, o projeto que garante a candidatura de quem teve contas de campanha anterior reprovadas foi votado em 13 dias” — Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ).


COM O CHAPÉU NAS MÃOS. O rei Juan Carlos da Espanha vem ao Brasil, no mês que vem, para uma caçada diferente. Acompanhado de uma comitiva de empresários espanhóis, Juan Carlos vem em busca de investimentos e negócios capazes de alavancar a combalidade economia de seu reino.Ele se reunirá com a presidente Dilma e participará da assinatura de acordo de cooperação entre a Confederação Nacional da Indústria e a Confederação Espanhola de Organizações Empresariais

Ufa!
Depois de quase três semanas pedindo, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), foi recebido ontem pela presidente Dilma. Aliás, ela não tem se reunido mais com o Conselho Político, formado pelos partidos aliados.

Na mesma linha
Pode ser coincidência, mas a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) também suspendeu as reuniões semanais que ela fazia com os líderes do PT e do PMDB, na Câmara e no Senado, para debater as votações no Congresso.

A voz dos "tucanos do bico vermelho"
O núcleo sindical do PSDB crítica as recentes medidas anunciadas pelo governo Dilma: "O pacote de desoneração da folha beneficia apenas alguns setores e coloca em risco a previdência"; "O estímulo à compra de automóveis beneficia apenas um setor da economia, sem reflexos no combate à desindustrialização"; e, "O BNDES só financia grandes conglomerados em detrimento do pequeno e médio empresário brasileiro".

A capital do Brasil
O Rio vai voltar a ser a capital do Brasil por três dias. A presidente Dilma mandou preparar um gabinete no Riocentro, para que ela possa despachar com os seus ministros, nos dias 20, 21 e 22 de junho, durante a Conferência Rio + 20.

O centro do mundo
Em campanha para trazer a Expo 2020 para São Paulo, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, levou ontem o secretário Internacional da Expo, Vicente Loscertales, ao vice Michel Temer e no ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores).

LÍDERES de dez partidos na Câmara pediram urgência para votar projeto que acaba com a obrigatoriedade dos advogados se submeterem ao exame da OAB. Se votado, o projeto será aprovado.
O PRESIDENTE da Câmara, Marco Maia (PT-RS), quer votar o relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, nas áreas já licitadas, antes do recesso de julho.
O PSDB mineiro realiza um encontro estadual amanhã em Belo Horizonte. O partido quer se fortalecer nas eleições municipais para fortalecer a candidura presidencial do senador Aécio Neves.

Nenhum comentário: