sábado, 26 de maio de 2012

Coluna Panorama Político de Hoje (26-05-2012 - SÁBADO, do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim

Atrás da cortina
          Estimulado pelo PSDB e por uma ala do PT, o secretário de Turismo de São Paulo, Márcio França (PSB) vai antecipar seu retorno à Câmara dos Deputados. O socialista pretende disputar a presidência da Casa contra o candidato do PMDB, o líder Henrique Alves (RN), em 2014. No caso de uma fusão PSB-PSD seu cacife cresce, podendo atrair para seu projeto o PCdoB e o PDT. Para se contrapor a isso, a exemplo do Senado, o PMDB estimula um bloco formado por PTB, PSC e PR.

Cassação só em agosto
O Conselho de Ética do Senado pode querer apressar o processo contra Demóstenes Torres (GO) por quebra de decoro, mas as regras previstas no regimento interno empurram a votação de sua cassação, no plenário, para agosto. O relator Humberto Costa (PT-PE) apresentará seu relatório na segunda semana de junho. A defesa de Demóstenes tem, então, três dias para se manifestar e o Conselho, dez dias para votar o relatório. Se aprovada a cassação pelo colegiado, o processo vai para a CCJ, onde tem que ficar por cinco semanas para o texto ser revisado. Com o recesso de julho, a punição ficará para o segundo semestre.

"O Conselho Nacional do Ministério Público ainda não mostrou para o que veio — Eliana Calmon, ministra do STJ e Corregedora Nacional de Justiça, em simpósio da Academia Brasileira de Direito Constitucional


FIM DO LEILÃO. A lista dos pagamentos de precatórios pela União, previstos para este ano, passará a ser publicada semana que vem na página da Comissão Mista do Orçamento da Câmara na internet. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) que preside o órgão, tomou a decisão para evitar a venda por preço muito menor que o estimado para recebimento e para inibir empresas que compram os títulos por 20% do valor de face e abatem dívidas com o governo como se tivessem pago integralmente.

Candidato próprio
Diante da posição da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que não abre mão de indicar Elmano Freitas (PT) para sucedê-la, o governador Cid Gomes quer que o PSB lance a candidatura do presidente da Assembleia, Roberto Claudio.

Tipo exportação
O marqueteiro do governador Sérgio Cabral, Renato Pereira, está em Caracastrabalhando para o candidato da oposição: Henrique Capriles. A campanha à reeleição de Hugo Chàvez está sendo feita por João Santana, marqueteiro de Lula.

As prioridades do governo até o recesso
Os líderes do governo e a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), na noite de quinta-feira, definiram as prioridades para votações até junho no Congresso. O objetivo é aprovar as MPs do Plano Brasil Maior e do Brasil Carinhoso. Eles estão preocupados em manter esta agenda apesar do feriado de Corpus Christi, da realização da Conferência Rio + 20, das festas juninas e das convenções para decidir as eleições municipais.

Segura, peão
O governo adiou a votação na Comissão de Educação da Câmara sobre o Plano Nacional de Educação. Temia que fosse aprovada regra que destinaria 10% do PIB para investir no setor. O governo quer aprovar investimento de 7,5% do PIB.

Depois de outubro
O Planalto não quer votar a lei dos royalties do petróleo antes das eleições municipais. O governo tem simpatia pelo relatório Carlos Zarattini (PT-SP), mas seu maior temor é a judicialização. Este é o trunfo do governador Sérgio Cabral.

O GOVERNO Dilma antecipou a execução do Orçamento. Apesar das resistências da burocracia, o Planalto espera empenhar R$ 3 bilhões em emendas até junho, data limite em ano eleitoral.
A PRESIDENTE Dilma mandou o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), ir embora durante a reunião dos vetos do Código. "Não queremos provocar um divórcio", brincou Dilma. Chinaglia tinha que se despedir da mulher, que viajou para o exterior.
OS PETISTAS estão convencidos de que na sucessão da presidente Dilma, em 2014, não se repetirá a polarização PT x PSDB das últimas cinco eleições.

Nenhum comentário: