domingo, 26 de agosto de 2012

Coluna PANORAMA POLÍTICO de 26-08-2012, DOMINGO, do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim


Os planos de Marco Maia          O que fará o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), quando deixar o cargo no ano que vem? Ele acaba de negociar com o governo o pagamento das emendas dos deputados, inclusive para a oposição. São duas as apostas. A primeira é a de que ele se habilita para substituir a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). A segunda é a de que ele mira na liderança do governo.
Falta de segurança nos estádios
A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) entregará segunda-feira ao governo do Distrito Federal relatório de avaliação de risco de Brasília para a Copa das Confederações (2013). Os campos de treinamento Bezerrão, no Gama, recém reformado; Serejão, em Taguatinga; e o Cave, no Guará; tiveram avaliação péssima no quesito segurança. Não têm sistemas de proteção adequados e, se acontecer algum problema, o impacto é avaliado como catrastrófico. Aeroporto e hotéis de Brasília foram aprovados. As próximas avaliações serão sobre Belo Horizonte e Fortaleza. Em dezembro, a agência finalizará o trabalha com as análises do Rio, Salvador e Recife.

Nós estamos no fio de navalha. Se não houver a condenação, a Justiça brasileira vai ficar sob interrogação; se houver, o Brasil vai adiante, vai à frente

José Agripino 

Presidente do DEM e senador (RN)



Bomba desativada?
Principal liderança do PR, o senador Blairo Maggi (MT) esteve com o ex-presidente do Dnit Luiz Antônio Pagot semana passada, em Cuiabá (MT). Na conversa, Pagot disse que não pedirá ao STF habeas corpus, que vai falar à CPI do Caso Cachoeira quarta-feira, que não irá acompanhado de advogado, e que não falará nada que não apresente junto as provas.
Espetáculo para poucos
Um dos ministros mais próximos da presidente Dilma costuma encantar os funcionários do Planalto. Ele tem como hábito fazer imitações glamourozas dos trejeitos e dos jeitos que a presidente exibe quando fala ou discursa.

O problema é a Telebras
O número dois da Fifa, Jérôme Valcke, tem alguma razão quando reclama do governo brasileiro. A Copa das Confederações será no meio do ano que vem e até agora a Telebrás não instalou nenhum metro de cabo ligando cada estádio até duas centrais distribuidoras de imagens distintas. A estatal, que é deficitária, não tem recursos no orçamento para fazer o serviço.
Cuspindo para cima
O Instituto Teotônio Vilela (PSDB) tem feito análises do julgamento do mensalão. Sexta-feira atacou o ministro Ricardo Lewandowski. Ele será juiz do mensalão mineiro, que tem Marcos Valério, desvio de dinheiro público e tucano entre os réus.
Sinhozinho
O candidato do PT a prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, tomou conta da presidência nacional do partido dia desses. Pediu emprestada a sala do presidente, mudou a decoração, e até pintou paredes. Só depois gravou o programa.
A CPI do Cachoeira recebeu sexta-feira os DVDs com os filmes gravados nas casas de Carlos Cachoeira e do ex-cunhado Adriano Aprígio.

Nenhum comentário: