quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Coluna Panorama Político de Hoje 02-08-2012 - QUINTA-FEIRA) do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim


Nos bastidores
        Integrantes da CPI do Caso Cachoeira desvendaram o motivo pelo qual os tucanos fazem carga sobre o governador Sérgio Cabral (RJ). Emissários do PSDB procuraram representantes do PMDB sugerindo um acordo, pelo qual Cabral não seria ouvido se o depoimento de Paulo Preto (DERSA-SP) não se realizar e o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) não for reconvocado.
O peso eleitoral do mensalãoA oposição acredita que o PT sofrera danos eleitorais severos em decorrência do julgamento do mensalão. Os profissionais de marketing se dividem sobre o tema. Os próprios candidatos petistas temem os efeitos negativos de eventuais condenações. Um dos ministros petistas, com larga experiência política, admite que por causa do envolvimento de José Dirceu, José Genoíno e João Paulo Cunha, terá algum efeito nas eleições no Estado de São Paulo. No restante do país argumenta: “O escândalo é de 2005. Depois disso o partido enfrentou três eleições (2006, 2008 e 2010) e continuou crescendo. Porque vou achar que terá tanta influência negativa agora?”.
A vitória de Tiririca é exceção. A cada eleição, há centenas de candidatos que apostam no ridículo para cativar o eleitorado

Manual do PSDB

O deputado Tiririca (PR-SP) apóia José Serra à prefeitura de São Paulo


Sacode a poeira
Márcio Fortes, da APO, voltou ao Brasil, depois de ter sido assaltado em Londres. Os batedores de carteira levaram documentos e 250 libras, mas não seu passaporte. Ele volta a Londres. Dia seis terá reunião para avaliar “Segurança e Transporte nos Jogos”. Dias nove e 11 participa de seminário sobre “Olimpíadas e Investimentos no Brasil”.


Fora do arO ex-presidente do PT, que comandava o partido quando explodiu o escândalo do mensalão, e assessor do Ministério da Defesa, José Genoino, está de férias desde terça-feira. Réu, resolveu sair do ar durante o primeiro mês do julgamento.

Uns são mais iguais que outros
Os servidores cedidos do Executivo para o Legislativo estão incomodados com a falta de transparência na divulgação dos salários. Reclamam que os seus foram expostos pelo governo e que o dos colegas da Congresso não. 

Fiscalização in loco
Semana passada, o presidente da Anac, Marcelo Guaranys, estava no aeroporto Santos Dumont, no Rio, mas teve que ser transferido para o Galeão para voltar a Brasília por falta de teto. Com as filas que se formaram no aeroporto, colocou o crachá da empresa e foi de guichê em guichê das companhias aéreas fiscalizar tempo de atendimento e de atrasos dos voos.

Haja fôlego
Servidores do Incra interditaram os elevadores da sede, ontem, em Brasília, para impedir o funcionamento do órgão. O presidente da autarquia, Carlos Guedes, não vacilou. Subiu 18 andares e foi despachar em seu gabinete.

Nunca antes na história...Os presidentes dos partidos diziam ontem à tarde que era “inacreditável” que o TSE, faltando 20 dias para o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio, ainda não tivesse definido o tempo dos partidos. A incerteza se deve à questão do PSD.
A CPI do Cachoeira prepara surpresa para os próximos depoimentos. A nova linha será adotada na oitiva da mulher do contraventor, Andressa Mendonça.

Um comentário:

Unknown disse...

Independente de qualquer coisa, convenhamos que a convocação de Cabral não seria cabível. Não tem nada que realmente comprove seu envolvimento nas suspeitas da Delta. Se basear em uma relação pessoal dele como empresário pra acusa-lo não me parece muito correto e justo.