quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Coluna Panorama Político de Hoje (23-08-2012 - QUINTA-FEIRA) do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim


Juristas em campanha
          O ministro José Eduardo Cardoso (Justiça) já conversou com 12 juristas candidatos a substituir no STF os ministros Cezar Peluso e Ayres Brito. A presidente Dilma quer nomear um progressista na vaga de Peluso e uma mulher na de Ayres. Os nomes mais cotados são: Luiz Edson Fachin e Maria Elizabeth Guimarães Rocha (ministra do STM). O que mais incomoda: a pressão dos paulistas.
Paulistas acham que vaga é deles
Os desembargadores paulistas consideram que o lugar de Peluso lhes pertence. Estão em campo: Ivan Sartori (presidente do TJ), Xavier de Aquino, Marco Antonio Marques da Silva e Antônio Carlos Malheiros. Também há outras mulheres em busca de apoio: Nancy Andrighi (STJ), Maria Thereza Moura (STJ), Deborah Duprat (MPF) e Flávia Piovesan (Procuradora). Correndo por fora: Luis Roberto Barroso e Marcelo Figueiredo. Além de Cardoso, também integram comissão interna para ouvir e avaliar os candidatos: Luis Inácio Adams (AGU), Flávio Caetano (Justiça) e Beto Vasconcelos e Ivo Corrêa, ambos da Casa Civil. Eles têm a tarefa de levar dez nomes à presidente.
"Como revisor não poderia ultrapassar Vossa Excelência porque senão eu assumiria o papel de relator"

Ricardo Lewandowski 

Ministro do STF, revisor do julgamento do Mensalão
Abre-te, sézamo!
Os integrantes da CPI do Cachoeira estão apostando todas as suas fichas no depoimento do ex-diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot, previsto para a semana que vem. Suas informações são consideradas cruciais para aprofundar as investigações sobre a Delta e seu entorno político. Mas persiste a dúvida se ele vai falar como ameaçou diversas vezes ou vai se calar como querem seus amigos.
A presidente dá um empurrão
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) esteve ontem à tarde com a presidente Dilma no Planalto. Consta que conversaram sobre as eleições para a prefeitura de São Paulo e as dificuldades enfrentadas por Fernando Haddad (PT). A presidente quer que Marta entre na campanha.
Tucanos mudam cores das penas
As cores oficiais do PSDB são o azul e o amarelo. Mas dois candidatos a prefeito do partido resolveram adotar as cores azul e verde. Cícero Lucena, em João Pessoa (PB), e Daniel Coelho, no Recife (PE) querem cativar o voto dos ecologistas.
PSOL reclama do estilo Marina
Polêmica a gravação de apoio de Marina Silva para o candidato a vereador Jefferson Moura (PSOL) no Rio. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) diz que provocou "surpresa e certo incômodo". O partido não foi informado previamente. Ele conclui que este tipo de apoio “individualizado" implica num "método bem distante da 'nova política' por ela preconizada".
Serra: rejeição maior entre jovensO que mais preocupa o PSDB paulista são os jovens. A rejeição de José Serra no Datafolha é de 38%. Mas entre eleitores de 16 a 24 anos (14,3%) é de 47%. Entre os de 25 a 34 anos (23,1%) é de 44%. Entre os de 35 a 44 anos (20,2%) é de 40%.

As outras centrais preteridas
A Força Sindical enviou circular para seus filiados comemorando que o vice do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Tadeu Morais de Souza, foi nomeado chefe de gabinete da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
Dos 11.495 servidores grevistas que terão os dias descontados, 4.550 são funcionários que exercem suas atividades em repartições no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: