sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Coluna PANORAMA POLÍTICO de Hoje (17-08-2012 - SEXTA-FEIRA) do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim


Na frigideira
          O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, candidato à prefeitura de Osasco, vai ficar fritando em toda a pré-campanha na condição de condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e peculato. Sua condenação foi pedida pelo relator do mensalão, Joaquim Barbosa, e embora dez ministros do STF ainda não tenham votado, será nesta condição que ele pedirá votos aos eleitores. Um cartão de visitas e tanto.
O estilo Dilma
Depois de meses de indecisão, a presidente Dilma optou por um nome absolutamente técnico para a presidência do Banco do Nordeste. Ary Joel Abreu Lazarin é do Paraná, tem MBA pela USP e trabalha há 25 anos no Banco do Brasil. Ele era, até ontem, diretor da rede de agências do BB. Lazarin foi convidado terça-feira de manhã, por telefone, pelo ministro Guido Mantega (Fazenda). Ontem pela manhã, foi chamado ao Ministério, para que fosse apresentado aos governadores do Nordeste. Nenhum deles conhecia Lazarin e o anúncio pegou todos de surpresa. Depois da reunião, formou-se uma fila para marcar reuniões.
Oba! Vamos às compras! Estamos com limite no cartão de crédito

Marcelo Déda 

Governador (SE), sobre a ampliação dos limites de endividamento dos Estados
Ironia tucana
O anúncio do PSDB cumprimentando a presidente Dilma, por aderir às privatizações, foi saudado pelo governador Jaques Wagner (BA) como “piada de bom gosto”. Para o petista, essa discussão está superada e argumenta: “Esse debate valia até 2008, quando tinha caído o Muro de Berlin, e ainda não tinha caído o Muro de Wall Street”.
Colocados no mesmo balaio
Por causa do Programa de Investimento em Logística, lançado anteontem pela presidente Dilma em solenidade no Planalto, o campus da Universidade de Brasília (UnB) foi tomado por cartazes proclamando: “Dilma = FHC”.
Lula lá. Lula aqui
O ex-presidente Lula já gravou mensagem de apoio para ser exibida no programa de TV do candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Hoje ele vai estar no Rio para gravar, para a TV, seu apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB) e fazer contatos políticos.
Uma ideia fixa
A militarização da segurança de grandes eventos é ideia fixa da presidente Dilma, da Casa Civil e do Planejamento. Sustentam que o governo não pode ficar refém de paralisações e manifestações. "Militar não faz greve", resume uma ministra. As pastas da Justiça, Turismo, Esporte e Relações Institucionais tentam demover a presidente. Argumentam que o Brasil não é o Oriente Médio.
Agência vai intervir no mercado
A Anatel vai arbitrar um preço único na tarifa de interconexão entre operadoras diferentes de telefonia. A Agência vai derrubar o preço desta tarifa. A intenção é desestimular a formação de redes exclusivas, modelo adotado pela TIM.
PTB: a transição começou
Vice do PTB, Benito Gama, já está dando as cartas como presidente interino. Ele acaba de destituir o presidente do partido no Rio Grande do Norte, abrindo caminho para que o deputado Betinho Rosado (DEM) assuma o comando da legenda.
Os políticos querem saber: O que vai provocar maior estrago político no PT? O escândalo do mensalão em 2005? Ou o julgamento pelo STF em 2012?


Nenhum comentário: