terça-feira, 21 de agosto de 2012

Coluna Panorama Político de Hoje (21-08-2012 - TERÇA-FEIRA) do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim


Lula x Eduardo Campos
          O governador Eduardo Campos (PSB) e o ex-presidente Lula (PT) vão medir forças em Recife. Eles têm avaliação positiva equivalente, e sobreposta, no eleitorado. O socialista deseja uma participação discreta de Lula. Já o ex-presidente está determinado a derrotar o aliado. Lula está furioso com a reconciliação de Campos com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).
Doce veneno
O relatório das licitações e contratação da empresa (DNA Propaganda) do publicitário mineiro Marcos Valério pela Câmara dos Deputados, na gestão de João Paulo Cunha (PT-SP), foi feito por um assessor do então presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE). Funcionários que participaram das licitações comentam que Cavalcanti estava no olho do furacão na época, respondendo por nepotismo e pelo mensalinho e mandou turbinar o documento contra João Paulo. Foi este relatório que embasou boa parte do voto do ministro Joaquim Barbosa no STF. A ação de Cavalcanti não evitou que ele deixasse a presidência da Casa.

O PT, no passado, empenhou-se em demonstrar o quanto eram impatriotas aqueles que defendiam as privatizações. E acusou o PSDB de privatista

Álvaro Dias

Líder do PSDB no Senado (PR), sobre o programa de concessões de rodovias e ferrovias
 
Santo em casa
O presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, recebeu apelo ontem do ministro Aldo Rebelo (Esporte), que é palmeirense, para que o clube não venda para o exterior o craque Neymar. O santista disse que fará de tudo para segurar o jogador no Brasil. Aldo reclamou que muitos jovens estão sendo negociados para fora precocemente.
Tucanos querem os votos verdes
O PSDB recifense está apostando todas as suas fichas no ex-verde Daniel Coelho para a prefeitura. Ele aparece com 10% no Ibope. Os tucanos têm como meta a votoção de Marina Silva, que em 2010 obteve na cidade 36%.
Evolução das espécies
Adversários se divertem com a defesa do programa de concessões feita pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Lembram que nos anos 90 ela era contra a concessão da rodovia estadual de Florianópolis a Canasvieiras (SC).

Muito prazer, meu nome é...
Os líderes aliados na Câmara foram convidados para reunião esta manhã no Planalto para conhecerem o todo poderoso das concessões e futuro presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo. O governo quer aprovar a MP que cria a estatal e evitar novo constrangimento a Figueiredo. No início do ano, sua recondução à ANTT foi vetada no Senado.
Incentivo à criação de aeroportos privadosO governo Dilma vai incentivar empresários a construírem pequenos aeroportos próximos às grandes cidades para jatos executivos, no pacote de concessões que será lançado em setembro.
O desfecho do barraco
Depois de tomar uma dura da Petrobras por usar indevidamente foto com a presidente da estatal, Graça Foster, o candidato a prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PT), tirou rapidinho o retrato do seu site. A foto sumiu sexta-feira à noite.
ROMARIA DE MINISTROS ao gabinete da presidente Dilma até dia 31. Estão indo chorar por mais recursos nos seus Orçamentos para 2013.

Nenhum comentário: