terça-feira, 5 de março de 2013

A coluna Panorama Político (05) do jornal O Globo (Ilimar Franco)

A Fifa diz não

O Ministério dos Esportes estava discutindo qual instrumento musical típico do Brasil seria usado na Copa , a exemplo da “vuvuzela” na África do Sul. A disputa estava entre o “pedhuá”, apito de origem indígena, e a “caxirola”, criada pelo músico Carlinhos Brown. Ontem, a Fifa informou ao governo que vai proibir “vuvuzelas, pedhuás e caxirolas” nos jogos. Está feita a rinha.



Quem não é visto, não é lembrado

Candidatíssimo ao Palácio do Planalto, o governador Eduardo Campos (PSB) já está trabalhando sua imagem no restante do país. Em janeiro, numa revista especializada em política, editada em Porto Alegre (RS), a VOTO, o governo de Pernambuco publicou um anúncio publicitário de dez páginas do Programa GANHE O MUNDO, da Secretaria da Educação. Num dos títulos diz: “O Brasil inteiro está aprendendo com Pernambuco”. Por estas e outras que, em conversa recente, com petistas, quando perguntaram ao ex-presidente Lula se na mesma situação de Campos ele não concorreria à Presidência, respondeu sem pestanejar: “É óbvio que sim.”



“O PMDB deve buscar uma candidatura própria à Presidência no futuro. Michel (Temer, vice-presidente) esse futuro pode ser em 2014”



Eliseu Padilha

Deputado federal (PMDB-RS) na convenção nacional do partido







O astro

O senador Paulo Paim (PT-RS), único negro no Senado, é tema do documentário “Raça”, do cineasta Joel Zito Araújo e da documentarista americana Megan Mylan. O filme foi exibido no fim de semana, representando o Brasil, em Burkina Faso, no maior festival de cinema da África. É uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos.



Questão de estilo

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, está com dificuldades para nomear um diretor geral para o tribunal. Fernando Silveira Camargo, funcionário do TCU, que fora nomeado pediu para sair devido ao excesso de centralização de Barbosa.



Remendo trabalhista

O presidente do PDT, Carlos Lupi, e o ministro Brizola Neto (Trabalho) deram ontem um passo para o entendimento. Criaram uma "comissão de conciliação", integrada pelos senadores Cristóvam Buarque (DF) e Acir Gurgacz (RO).



Luta de classes

A Procuradoria-Geral da República publicou portaria proibindo servidores de estacionarem nas vagas da garagem. Pelas novas regras, somente os chefes, e mesmo assim, os que têm gratificação elevada, podem estacionar os veículos no local. Ela restringe até a entrada de gestantes, que só podem usar as vagas exclusivas após o 4º mês de gravidez. Se a moda pega?!



Votações temáticas

Os líderes dos partidos na Câmara debatem hoje uma agenda de projetos para votar em homenagem à Semana da Mulher. Na pauta, a proposta que amplia a licença para gestantes de quatro meses para seis meses obrigatoriamente.



Contra tudo e contra todos

Dirigentes de partidos políticos, sobretudo os de oposição, estão impressionados com a votação do comediante Beppe Grillo, na Itália, que com uma plataforma contra a política tradicional obteve cerca de 25% dos votos para o Congresso.



A presidente Dilma vai lançar medidas às mulheres. Vai criar uma rede no SUS para atender mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual.

Nenhum comentário: