sexta-feira, 1 de março de 2013

A coluna Panorama Político (01) do jornal O Globo (Ilimar Franco)

 Vem aí o "Mais médicos"

O governo bateu o martelo: vai importar médicos para atender nas periferias, onde há maior demanda. Fará “chamamento internacional espontâneo” com ênfase em Portugal e Espanha. Não haverá restrição de especialidade, mas a carência maior é por pediatras, oncologistas, ginecologistas e anestesistas. Eles receberão curso de Português e registro médico provisório.



Sem constrangimento

Os descontentes do PMDB não conseguiram reunir forças para aprovar proibição de duplos palanques nos estados na convenção nacional do partido, amanhã. A proposta é do Rio, que quer impedir que o senador Lindbergh Farias (PT) dispute o governo contra o vice Luiz Fernando Pezão. Em vez de proibição geral, serão apresentadas moções por estado, com manifestações públicas dos delegados, para sinalizar à presidente Dilma onde há problemas na relação PMDB-PT, casos de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais. A cúpula agiu para desarmar tentativa de constranger Dilma.



“Não acredito que a presidente Dilma esteja trocando cargos no governo por apoio em 2014. Este seria o primeiro passo para a ação penal 471”



Miro Teixeira

Deputado federal PDT-RJ









Dia de princesa

O governador Eduardo Campos (PSB) desenvolveu o hábito de convidar deputados de todos os estados_ e partidos políticos_ para conhecerem Pernambuco e, claro, as conquistas de sua gestão. No Congresso, a viagem oferecida pelo anfitrião foi apelidada de “dia de princesa”, pois inclui passagem e passeios guiados por Campos.



À luz da razão

A reaproximação do ex-presidente Lula com Eduardo Campos ocorre num momento em que interlocutores da presidente Dilma dizem que não é bom para ela romper com o PSB. Campos sempre foi aliado e, mesmo que dispute contra Dilma, por certo estarão juntos no 2º turno. A avaliação é que a porta não pode ser fechada e que é preciso garantir ao PSB caminho de volta.



Oi oi oi

A presidente Dilma e os ministros Ideli Salvatti, José Eduardo Cardozo, e Luís Inácio Adams comentaram no jantar do PMDB, quarta, que não entenderam a decisão do STF sobre os vetos. Sem a esperada modulação, ficou tudo como antes.



Questão de conveniência

Dois dos principais articuladores no CNJ da proibição da presença de juízes em reuniões patrocinadas participaram de eventos do gênero. Um, organizou encontro em um resort de Pernambuco e, outro, no Morro da Urca.



O derrubador de vetos

A cúpula do Congresso está cantando em prosa e verso que será derrubado o primeiro veto da presidente Dilma aos royalties. O presidente do Senado, Renan Calheiros é reincidente. No governo Lula, derrubou veto a reajuste salarial.



Arquivado

O ministro Garibaldi Alves (Previdência) e o presidente da Câmara, Henrique Alves, ficaram livres de processo que os acusava de promoção pessoal no governo do Rio Grande do Norte. O Tribunal de Justiça arquivou a ação por 3 x 0.



E a Dilma? Cid Gomes (PSB-CE) e José Pimentel, afirmaram, em evento do PT, afirmaram que Lula "é o maior e melhor presidente do Brasil".

Nenhum comentário: