quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A coluna Panorama Político (28) do jornal O Globo (Ilimar Franco)


Lula e Campos: reaproximação



Em conversa que terá nos próximos dias com o governador Eduardo Campos (PSB), o ex-presidente Lula tentará convencê-lo a não entrar na disputa contra a presidente Dilma. Lula disse a interlocutores que tem “um fio de esperança” de que Campos mude de ideia, sob o argumento de que o PSB levaria a disputa para o 2º turno, colocando em risco a continuidade de um governo popular.



Uma UPP para o PDT



Grupo de pedetistas liderado pelo deputado Miro Teixeira tenta acordo para minimizar as brigas entre o presidente do partido, Carlos Lupi, e o ministro Brizola Neto (Trabalho). “O PDT precisa de uma UPP, uma unidade política de pacificação”, diz Miro, que almoçou com Brizola semana passada sugerindo entendimento. A conversa foi espécie de choque de realidade. Miro afirmou que o partido não pertence a ninguém e que todos os pedetistas estão sendo prejudicados por diferenças pessoais. A ideia é eleger dia 25 de março, na convenção do PDT, um diretório negociado, sem disputa de chapas. Mas Miro avisou que se houver eleição, apoia Lupi.




“Quem tem medo de palanque duplo é porque não tem votos. O PMDB inventou um candidato sem chance e quer ganhar por W.O”.

Anthony Garotinho

Líder do PR na Câmara, sobre a eleição ao governo do Rio



Veta, Dilma!


O ator Paulo Betti, foto, lançou campanha contra a o uso do vale-cultura para pagar TV a cabo. Betti se diz indignado com a ideia da ministra Marta Suplicy e pede veto da presidente Dilma à proposta, apesar de já ter sido sancionada. “Quem vai usar R$ 50,00 para comprar livros, ir ao cinema ou teatro, se está pagando R$ 45 de TV a cabo?”, afirma o ator.



Tudo sob controle

A cúpula do PMDB está desarmando rebelião pretendida por radicais na convenção de sábado para confrontar a presidente Dilma. Ela, aliás, apareceu de surpresa em jantar na casa do vice, Michel Temer, em homenagem a José Sarney.



Disputa pela Aneel

As empresas do setor elétrico querem Edvaldo Santana no lugar do diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, que sai dia 12. Dizem elas que pacificaria o setor, derrotado pelo modo como o governo operou a redução da energia.



Campanha? Que campanha?


Sem querer admitir que está em campanha a presidente, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) desembarcará em São Paulo dia 5 de abril para evento da Associação Paulista de Prefeitos, que reúne mais de 300 prefeitos e dois mil vereadores. Fará palestra sobre gestão pública. No dia 6 de abril, o candidato tucano, Aécio Neves, fará o encerramento do evento.



PSOL engrossa com “marineiros”


O PSOL vai esperar até segunda-feira pelas desfiliações de Heloísa Helena, Jefferson Moura, Elias Vaz e Martiniano Cavalcanti, que estão indo para a Rede, de Marina Silva. O partido acha a atitude antiética e vai desligá-los se não o fizerem.



Follow me

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) está pagando para o facebook anunciar sua página na rede social. “Curta a página de Aécio Neves, acompanhe suas ações e conheça sua historia”, diz o texto da página sugerida.



O PCdoB é o único partido da base considerado fiel à presidente Dilma e comprometido em apoiar sua reeleição sem ganhar nada em troca.


Nenhum comentário: