quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A coluna Panorama Político (20) do jornal O Globo (Ilimar Franco)

Fim da farra

Preocupado com a imagem da Câmara e em busca de uma trégua pessoal, o seu novo presidente, Henrique Alves (PMDB-RN), comunicou aos líderes que vai votar, na semana que vem, projeto já aprovado no Senado, que acaba com o 14º e o 15º salários. Para evitar dissabores, como uma derrota, pediu aos líderes que ganhem o baixo clero. Alguns líderes decidiram atrapalhar.



O MST cai no samba

O compositor Martinho da Vila recebeu e-mail inusitado na sexta-feira (15), elogiando a campeã do carnaval Vila Isabel e seu samba enredo. A escola teve o patrocínio da Basf, empresa alemã, e na sua mensagem João Pedro Stédile, dirigente do Movimento dos Sem Terra, relata que enviou carta à direção da Escola preocupado com uma eventual apologia da empresa, dos agrotóxicos e do agronegócio. Passada a folia, Stédile se rendeu ao samba e ao desfile da Vila: “Felizmente fomos salvos pela sabedoria e genialidade de Martinho da Villa, que fez um samba espetacular”. (No Blog a carta e o samba, composto também por Arlindo Cruz, André Diniz, Tonico da Vila e Leonel.)



“O PT e o governo não podem passar recibo de adversários de Eduardo Campos. Ele nos ajudou nas vitórias de Lula e de Dilma”



Marcelo Déda

Governador de Sergipe e filiado ao PT







No rastro

Quem quiser saber quais os candidatos a governador, em 2014, que contam com a simpatia do ex-presidente Lula, devem procurar pelas digitais do jornalista João Santana. Hoje, no Rio, vão ao ar inserções de TV do PT, com o protagonismo do senador Lindbergh Farias (PT), que foram produzidas por Santana, marqueteiro de Lula e da presidente Dilma.



Operação 2014

A presidente Dilma orientou todos os seus ministros a procurarem os empresários de suas áreas de atuação. O objetivo é ouvir suas reivindicações para que a economia cresça e sugerir propostas de atendimento ao Planalto.



Pressionados pelo Planalto

Os ministros do STF estão inclinados a adotar uma fórmula chamada “Modulação Temporal de Efeitos", pela qual a decisão do ministro Luiz Fux, de limpar a pauta de vetos, valerá apenas para o futuro. Os antigos vão permanecer na gaveta, permitindo que seja pinçado para votar o veto da Lei dos Royalties. O governador Sérgio Cabral já se prepara para o embate do mérito no STF.



Pés no freio

Irritada com alguns aliados, que começaram a demitir ministros pela imprensa, a presidente Dilma decidiu segurar as mudanças pontuais que fará. Contrariada, a presidente reclama que se trata de um constrangimento desnecessário.



Em posição de alerta

O governo Dilma está monitorando sindicatos trabalhistas envolvidos em obras para a Copa do Mundo (2014) e das Confederações (2013), como construção de estádios. Há ameaças veladas de greves, como ocorreram na Copa da África do Sul.



Dobradinha PT-PSDB

A cubana Yoani Sánchez será recebida hoje pelo presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), e falará numa das comissões da Casa. Tudo articulado pelo deputado Otávio leite (PSDB-RJ) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).



LIGADO ao contraventor Carlos Cachoeira, o vereador Elias Vaz (GO) foi a um dos lançamentos do Rede Sustentabilidade de Marina Silva.





A íntegra da carta de João Pedro Stédile, dirigente do MST, para o compositor e cantor Martinho da Vila, um dos autores do samba enredo da Vila Isabel deste ano (2013):



"O MST e os movimentos sociais que fazem parte da campanha nacional contra o uso dos agrotoxicos lamentaram profundamente o oportunismo que a empresa transnacional alemã fez de financiar com mais de 10 milhões de reais, a escola vila isabel, no intuito de se autopromover.

Uma semana antes do carnaval entregamos uma carta com nossas ponderações à diretoria da escola, que nos prometeu, que fariam apenas uma elegia ao trabalho no campo e nao tocariam no tema dos venenos agricolas.

Felizmente fomos salvos pela sabedoria e genialidade de Martinho da Villa, que fez um samba-enredo espetacular, e com isso evitou uma elegia ao agronegocio, e focou o tema e as alas nos vários aspectos da atividade da agricultura.

O samba ficou muito bonito, e a coreografia das alas tambem.

E diante disso, a empresa BASF não pode tirar proveito de sua propaganda subliminar, pois o povo do sambodromo e nem que viu na televisao, conseguiu fazer qualquer ligação do desfile da escola, com o agronegocio e muito menos com os venenos. Terá sido o espirito de Olga Benario, que morreu em camara de gás no campo concentração da Alemanha, produzido por uma subsidiaria da Basf, que veio ajudar aos carnavalescos.

Grande Martinho, continue sempre lucido e comprometido com o povo!

abs

Joao pedro"



A letra do samba enredo da Vila Isabel de 2013:



"A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – Água no feijão que chegou mais um…"



Autores: Arlindo Cruz, Martinho da Vila, André Diniz, Tonico da Vila e Leonel.



“O galo cantou

com os passarinhos no esplendor da manhã

agradeço a deus por ver o dia raiar

o sino da igrejinha vem anunciar

preparo o café, pego a viola, parceira de fé

caminho da roça, e semear o grão…

saciar a fome com a plantação

é a lida…

arar e cultivar o solo

ver brotar o velho sonho

alimentar o mundo, bem viver

a emoção vai florescer



Ô muié , o cumpadi chegou

puxa o banco, vem prosear

bota água no feijão já tem lenha no fogão

faz um bolo de fubá



Pinga o suor na enxada

a terra é abençoada

preciso investir, conhecer

progredir, partilhar, proteger…

cai a tarde, acendo a luz do lampião

a lua se ajeita, enfeita a procissão

de noite, vai ter cantoria

e está chegando o povo do samba

é a Vila, chão da poesia, celeiro de bamba

Vila, chão da poesia, celeiro de bamba



Festa no arraiá,

é pra lá de bom

ao som do fole, eu e você

a Vila vem plantar

felicidade no amanhecer”

Nenhum comentário: