A coluna Panorama Político (21) do jornal O Globo (Ilimar Franco)
O road show de Lula
O ex-presidente Lula começa com seminário sobre Programas Sociais, dia 28, suas viagens pelo país. Depois vai de Ciência e Tecnologia em São José dos Campos e Integração Latino-americana em Porto Alegre. Serão dez debates ao todo e em alguns a presidente Dilma também irá. O PT não chama de “caravana” porque agora ele não é candidato.
O jogo dos erros: o 13 e o 45
O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves (MG), subiu à tribuna do Senado para denunciar os 13 fracassos do PT no governo. Foi seguido pelo líder do PT, Wellington Dias (PI), abordando os 45 fracassos do PSDB. O discurso do tucano teve como principal objetivo manter sua tropa unida, e cativar o eleitorado anti-petista. Não há pesquisa de opinião que indique que ele teria algum sucesso nas urnas ao defender “a herança bendita de FH”. O mineiro também estava repaginado. Entrou no bisturi no recesso e fez um refresh no rosto. Chegou com pálpebras esticadinhas para ver melhor o cenário eleitoral.
“O caminho do PMDB passa pela competência e pelo estilo negociador do vice Michel Temer. A presidente nunca conversou tanto com ele como agora”
Henrique Alves
Presidente da Câmara dos Deputados (PMDB-RN)
Tocador de obras
O PMDB do Rio, a exemplo do PT, decidiu apresentar seu candidato à sucessão de Sérgio Cabral. O vice, Luiz Fernando Pezão, será a estrela das inserções nacionais do partido no Rio nos dias 5, 7, 9 e 12 de março e das inserções regionais de 13, 15, 18 e 20. Coordenador da Secretaria de Infraestrutura, Pezão vai prestar contas e mostrar obras.
Onde está o dinheiro?
Os deputados não receberam o 14o. salário. O dinheiro podia ter entrado na conta em 31/12. Não entrou. Depois acharam que seria em 22/1. Nada. Sonharam com 1º/2. Pesadelo. Semana que vem será votado projeto que acaba com ele.
Os três mosqueteiros
O neopetista José de Abreu não parou de tirar fotos no seu primeiro evento partidário após a filiação ao PT. Ao lado de José Dirceu e do escritor Fernando Morais, postou nas redes sociais foto com a legenda "Os três mosqueteiros."
Clima de guerra na Caixa
Está em gestação no comando da CEF uma reestruturação administrativa da instituição. Os vices do PMDB, Fábio Lenza (Pessoa Física) e Geddel Vieira Lima (Pessoa Jurídica), foram avisados de que serão esvaziados. O objetivo seria fortalecer as áreas dirigidas por aliados do PT: Marcos Vasconcelos (Terceiros), Márcio Percival Pinto (Finanças) e José Urbano Duarte (Governo).
Na boléia do AeroLula
Avessa a deixar parlamentares viajarem com ela no AeroLula, a presidente Dilma convidou petistas para acompanhá-la a São Paulo para a festa do PT. Um deles, o líder na Câmara, José Guimarães, já tinha comprado passagem.
Recolhido em Duque de Caxias
O prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso (PSB), está numa sinuca. Se elegeu com grande apoio do senador Lindbergh Farias (PT). Foi secretário de Sárgio Cabral (PMDB-RJ). E é do partido do candidato ao Planalto, Eduardo Campos (PSB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário