domingo, 22 de julho de 2012

Coluna PANORAMA POLÍTICO de 22-07-2012, DOMINGO, do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim


Renan na cabeça          A cúpula do PMDB decidiu antecipar para setembro, a exemplo do que será feito na Câmara, a escolha do candidato que sucederá José Sarney (PMDB-AP) na presidência. O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), tem o apoio do grupo dominante para voltar ao comando do Senado. Sua disposição foi comunicada há cerca de uma semana ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia), que manifestou interesse em apresentar seu nome. Renan quer disputar na presidência do Senado o governo de Alagoas em 2014.
Temor de sabotagensO STF está preocupado com problemas que possam ocorrer fora do prédio durante o julgamento do mensalão, a partir de 2 de agosto, inclusive sabotagens que causem, por exemplo, uma queda de energia elétrica ou pane nos equipamentos de informática. Para tentar evitar percalços, o tribunal pediu o apoio da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, que fará alterações até no trânsito, e da Polícia Federal. Problemas desse tipo preocupam mais do que eventuais manifestações de grupos controlados pelo PT.
"O (governador) Eduardo Campos colocou o carro na frente dos bois, não sei se ele vai aguentar" — JCândido Vaccarezza, deputado federal (PT-SP), sobre a guera PSB x PT no Recife e Fortaleza


CANSADO DE GUERRA. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), vai se afastar durante quatro meses do mandato a partir de primeiro de fevereiro do ano que vem, quando deixar a Mesa da Casa. Ele tem se queixado de cansaço e diz que vai usar esse período para cuidar de sua saúde. Além disso, quer dar oportunidade para seu suplente, Jorge Nova da Costa, de 86 anmos, exercer o mandato e obter visibilidade para disputar sua vaga ao Senado nas eleições e 2014.

Na Papuda
A CPI desistiu de reconvocar Carlos Cachoeira. Ora, dá sinais de que quer falar. Ora, de que manterá o silêncio. A comissão avaliou que não será manobrada pelo contraventor que, com isso, não terá chance de deixar a Papuda nem para dar uma volta na Esplanada.
Aproximação
O senador Wilder Morais (DEM-GO) procurou a cúpula do PMDB dias antes de Demóstenes Torres ter seu mandato cassado. O empresário estava interessado em trocar de partido, mas seu ingresso foi rejeitado porque os peemedebistas de Goiás gritaram.

Nem Kátia, nem KassabO vice-governador da Bahia, Otto Alencar, foi o grande articulador do PSD para as eleições municipais. Ele conseguiu emplacar 138 candidatos a prefeito no seu estado. Depois dele, o governador de SC, Raimundo Colombo, arregimentou 125 candidatos, incluindo a única capital em que o partido disputa, Florianópolis. O prefeito de SP, Gilberto Kassab, conseguiu 100 candidatos a prefeito e a senadora Kátia Abreu (TO), 55. Já no Amapá, PSD terá apenas um nome na disputa.

No ringue
A Refer, fundo de pensão dos ferroviários, é alvo de disputa no PT. Grupo ligado ao deputado Edson Santos (RJ) quer emplacar, na Diretoria de Seguridade, Ricardo Santos, do departamento jurídico. A atual diretora é Tânia Regina Ferreira, militante há 20 anos, e ex-mulher de Carlos Santana.

Ibope
As emissores de TV preparam ampla cobertura do julgamento do mensalão. Os políticos avaliam que o país vai parar para acompanhar o processo. Comparam com o que ocorreu nos EUA nos julgamentos do esportista O. J Simpson ou do militar Oliver North. do caso Irâs-Contra.

OS ADVOGADOS do mensalão calculam que no dia 3 de agosto serão feitas as defesas de José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e Marcos Valério; no dia 7, de João Paulo Cunha e Luiz Gushiken; e dia 10, de Roberto Jefferson.
APESAR do convite feito pelo vice-presidente Michel Temer, há muita resistência no PMDB ao ingresso da presidente da CNA e senadora Kátia Abreu (PSD-TO).

DEFINHANDO O pior desempenho de candidaturas do PMDB no país é em Pernambuco, estado que já foi administrado várias vezes pelo partido e é liderado pelo senador Jarbas Vasconcelos. Das 185 cidades, há candidatos em apenas 16.

Nenhum comentário: