quinta-feira, 19 de julho de 2012

Coluna Panorama Político de Hoje (19-07-2012 - QUARTA-FEIRA) do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim


O factóide
          A despeito de conversas aqui e ali, o PMDB não vai incorporar nenhum partido médio. Os comandos destas siglas não querem conversa. Dirigentes do PMDB só plantam aquilo que se chama de ‘flor do recesso’ (falta de notícia). Hoje, dirigentes de partidos médios gerem o fundo partidário de suas agremiações, e usam o tempo de TV de suas siglas, para facilitar suas reeleições. Um deles comentou que não cometeria o desatino de abrir mão deste poder de fogo.

O gesto vale mais do que o resultado
A direção do PSD já sabe que vai perder na Justiça Eleitoral no processo sobre a intervenção feita no diretório do Belo Horizonte. A decisão foi tomada sem obedecer os critérios regimentais da legislação. O importante para o maior líder do partido, o prefeito Gilberto Kassab (SP), era mandar um recado político. O PSD está fora do projeto do senador Aécio Neves (PSDB-MG) de disputar as eleições presidenciais de 2014, pois aposta na aproximação com o PT e na reeleição da presidente Dilma Rousseff. O tempo de TV do PSD vai para o prefeito Márcio Lacerda (PSB).
"Estamos ganhando consciência de que o padrão de produção e de consumo do mundo de hoje é insustentável" — Jorge Viana, senador (PT-AC), adepto da tese do decrescimento da economia
O PRINCIPAL CAMPO DE BATALHA. A despeito do desentendimento com o PSB em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, a direção do PT continua considerando as eleições para a prefeitura de São Paulo a mais emblemática para a sucessão presidencial de 2014. Os petistas dizem que o PSDB joga sua vida em São Paulo e que com uma derrota de José Serra (na foto) os tucanos definham. Mas no caso de uma vitória do atual líder nas pesquisas de opinião, a campanha pela reeleição da presidente Dilma deve se transformar numa guerra política e eleitoral.

Renovação
Em Florianópolis (SC), a chapa de César Souza Filho (PSD) a prefeito e João Amin (PP) a vice foi apelidada de Menudos. Eles têm cerca de 30 anos e são filhos de políticos catarinenses tradicionais, o ex-deputado César Souza e o ex-governador Esperidião Amin.
O tapetão
Desabafo do presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ): “Nos municípios do Rio, os candidatos pedem a impugnação dos adversários. E o Ministério Público pede a impugnação de todos. Assim, a eleição não vai ser decidida na urna, mas no Tribunal.
Na base, PT e PMDB são adversários
A aliança nacional entre o PT e o PMDB navega em águas tranquilas, desde que a presidente Dilma bateu o martelo na sucessão das mesas do Congresso em favor do PMDB. Mas nos Estados a história é diferente. Os dois partidos mais concorrem do que cooperam entre si. Nas 26 capitais onde há eleição, em 17 os dois partidos se enfrentarão nas urnas. Eles são aliados em apenas nove capitais. Nas quatro maiores cidades de cada estado (104), em 71 delas eles serão adversários. Os dois estão juntos em apenas 33 delas. 

Na moita
A promotora Myrian Lago, que pediu a impugnação do candidato do PT em Teresina (PI), o senador Wellington Dias, foi flagrada no twitter conversando com o tucano Firmino Filho. Ela: “Eu excluiria as expressões ‘Teresina mais humana, justa e fraterna’. Repetitivo e antigo”. Ele: “OK! Sugestões?”. Ela: “Vou pensar”.
Vigilância
Os advogados do governador tucano Marconi Perillo (GO) vão requerer na Justiça que a CPI do Caso Cachoeira dê publicidade a todos os vídeos que receberam da Polícia Federal. Querem evitar que o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), faça vazamentos seletivos com o objetivo de atingir o seu cliente.
O PRESIDENTE da Usina Belo Monte, Carlos Nascimento, está na berlinda. Ele bateu de frente com o diretor de Engenharia da Eletrobras, o poderoso Valter Cardeal. 
O MINISTRO Marcelo Crivella (Pesca) pretende que o Plano Safra 2012/2013 tenha como meta dobrar a produção de pescados do país. Isso implica destinar mais recursos do Pronaf, gerido pela pasta de Desenvolvimento Agrário, para financiar esse incremento de produção.
O PDT é o quinto partido em número de candidatos a vereador. O presidente Carlos Lupi informa que serão 27.354 candidatos. Às prefeituras, 848 trabalhistas concorrem.

Nenhum comentário: