sexta-feira, 21 de junho de 2013

A coluna Panorama Político (21/06) do jornal O Globo (Ilimar Franco)


Acerto de contas
          A oposição não está só. Também há petistas associando a queda da popularidade da presidente Dilma com os protestos. Estes petistas, em sua maioria paulistas e do entorno do ex-presidente Lula, fomentam o movimento “Volta Lula” a cada dificuldade. O argumento de agora é que Dilma foi vendida como “a porta de entrada do PT na classe média”, segmento que tomou as ruas.

Regabofe
No jogo Brasil x Japão, no Mané Garricha, um garçom encosta na presidente Dilma. Ela olha a bandeja e pergunta: "O que é isso?" "Caviar", responde o garçom. "Eu sei! Mas em jogo de futebol que eu saiba, se come pipoca, churrasquinho de gato e cerveja, para quem bebe", respondeu, irritada. Ao olhar para os lados, cascatas de camarões, champanhe, uísque. Silêncio constrangedor. Em seguida, os garçons voltaram com pipoca nas bandejas.

A conta será paga nos três níveis. E pelos três poderes. Os consensos: a plataforma que o viabilizou foi a internet; o denominador comum é o sentimento anti Sistema (tudo aí incluído...)

Antonio Lavareda
Cientista político, consultor do governo FHC

De olho nas ruas
O vídeo da presidente Dilma (“Meu governo está ouvindo estas vozes pela mudança”) bateu todos os recordes, com 551 mil visualizações, no Youtube. O anterior, 198 mil, era do ex-presidente Lula defendendo Julian Assange (Wikileaks).



Estado de espírito
A despeito de o PP ser adversário do PT em vários estados, o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) diz que seu partido vai defender a manutenção da aliança federal e o apoio à reeleição da presidente Dilma. Ele explica que “a questão regional são posições administráveis”. O partido aposta na vitória da senadora Ana Amélia (RS).

Barrados no baile
Os protestos não adiaram apenas o lançamento do Plano Safra do Semiárido, hoje, em Salvador. A presidente pretendia aproveitar que estaria na Bahia para se encontrar e posar para fotos ao lado do técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari.

Articulação em favor de Dallari
As duas baixas na Comissão da Verdade, Gilson Dipp e Cláudio Fontelles, preocupam o governo. A presidente Dilma havia delegado à comissão escolher um nome de consenso para a vaga de Dipp. Ela deve tomar a frente do processo e escolher um nome que não tenha nenhuma resistência. Nos ministérios petistas, há muita simpatia pela escolha do jurista Dalmo Dallari.

Mais votado x mais alinhado
Cresce entre os petistas no governo a simpatia pela indicação de Deborah Duprat para o lugar de Roberto Gurgel na PGR. Sua posição favorável a lei que inibe a criação de novos partidos agradou. O primeiro da fila é Rodrigo Janot.

Rodada de reconhecimento
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) recebe semana que vem os três indicados para a PGR: Rodrigo Janot, Deborah Duprat e Ella Wiecko. A presidente Dilma tem até 15 de agosto para escolher o substituto de Roberto Gurgel.

Avaliação no governo Dilma: O protesto é contra o “status quo”. É contra tudo e todos. Vai respingar no governo federal. Mas todo mundo vai pagar.

Nenhum comentário: